Categorias
Blog

OS LIVROS DA MINHA VIDA

Eu fui muito influenciado por meu pai, Roberto Duarte, pelo gosto pela leitura. Ele era um daqueles leitores vorazes, que lia mais de um livro ao mesmo tempo. E foi assim que me apaixonei pela leitura, pela escrita e pela advocacia.

Dentre os livros que li, os que mais me despertaram interesse foram os ligados à política, como as biografias de Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt, livros que, na época em que li, não tinham uma fluência de leitura muito fácil. Confesso que levei algum tempo para terminar Memórias de Churchill. Lia, parava, daí pegava de novo. Não foi um daqueles livros que a gente pega e lê de uma vez só. Logo depois, conheci uma biografia dele, escrita por Stuart Ball, que também escreveu sobre o Roosevelt e recomendo. O próprio Churchill, inclusive, escreveu Memórias da Segunda Guerra Mundial, obra dividida em dois volumes, com relatos do estadista e o seu ponto de vista sobre o conflito.

Eu sou entusiasta da boa leitura, herdei esse gosto do meu saudoso e amado pai e, por isso, incentivei meus filhos, desde muito novos a terem o gosto por esse hábito, que considero fundamental para a boa formação de todo ser humano.

Categorias
Blog

SAÚDE PÚBLICA, UM DESAFIO NA PANDEMIA

Tenho estudado muito sobre saúde pública e quanto mais eu absorvo conhecimento, mais vejo que essa área é um grande problema no Brasil, no Acre e, principalmente, em Rio Branco. 

Nossa capital sofreu muito! Alguns cuidados poderiam ter sido tomados nas primeiras semanas e uma boa gestão dos recursos teria otimizado os resultados. Já vimos denúncias, secretário de saúde sendo exonerado e muita coisa que me fez buscar mais e mais dados sobre esse assunto.

O fato é que com deficiências acumuladas há décadas, evidentemente, fica impossível desatar de uma só vez os apertados nós dos problemas da área da saúde de uma tacada só. Mas há caminhos de curto prazo que podem contribuir para amenizar o baque da pandemia sobre a nossa população. Um deles é reativar leitos que, acreditem, estão ociosos há anos por falta de material, de médicos e de iniciativa dos gestores.  Outra estratégia é acelerar a entrega das reformas dos hospitais, como por exemplo, o lá de Mâncio Lima, que eu visitei no final de maio e constatei que a obra – que foi licitada em 2017, com prazo para conclusão em 8 meses, continua inacabada.

Durante esse período conheci o trabalho do Dr Odilson, da Dra. Rosely e de tantos outros profissionais da saúde que se tornaram verdadeiros heróis.  Essa semana quero sair um pouco dos livros e olhar como estão novamente nossos postos de saúde.  

Preciso de indicações de postos de saúde para eu visitar. Deixem as dicas nos comentários.

Categorias
Blog

BEM-VINDOS!

Sempre que falamos em política, a primeira coisa que vem em nossa mente são as palavras voto e eleições, uma vez que, na democracia, o ponto alto da participação do cidadão comum na vida política é a eleição. 

É com o objetivo de colocar o cidadão no processo de construção da cidade que queremos para nós que convido vocês para acompanhar, compartilhar e participar deste espaço, que foi criado para mostrar todas as minhas ações de forma transparente e, também, para ser um canal colaborativo em busca de uma cidade melhor para todos nós..

Só podemos mudar a sociedade por meio da boa política. E ela é construída com confiança, boas ideias e comprometimento.

Dá pra fazer uma Rio Branco melhor e isso depende do meu esforço como político e da sua confiança no meu trabalho.

.