Afinal, a educação pode esperar?

A prioridade no momento é a manutenção da saúde e a preservação das vidas. As escolas devem permanecer fechadas até que a situação se estabilize e seja segura a reabertura — data esta que ainda é incerta. Para além da incontestável necessidade de isolamento físico neste período, os profissionais da educação, em específico, e a sociedade como um todo devem estar cientes dos efeitos gravosos a médio e a longo prazo que um período extenso sem aulas pode ter sobre a aprendizagem dos estudantes.
Tais alternativas são fundamentais para manter o vínculo dos estudantes com a escola, ajudando a diminuir as taxas de abandono e evasão no retorno. Mais do que isso: assegurar conteúdos pedagógicos neste momento, mediante a utilização das ferramentas mais democráticas possíveis, buscando alcançar todos os alunos, é a principal forma de tentar evitar que as desigualdades educacionais já existentes nas redes de ensino, em maior ou menor grau, se agravem ainda mais.
Para isso, desde o início, o Município deveria ter proposto ações para minimizar os impactos negativos à educação, como, por exemplo:
Distribuir cestas básicas para todos os alunos matriculados na rede municipal de educação (não apenas para os que integram o CadÚnico). Cada família deveria receber as cestas básicas (mensalmente até o retorno das aulas presenciais) de acordo com o número de alunos matriculados na rede;
Distribuir equipamentos de prevenção à contaminação para todos os profissionais envolvidos na entrega de cestas básicas aos alunos (álcool gel, máscaras e luvas);
Criar um canal no Youtube com videoaulas enviadas por professores;
Criar uma central de atendimento telefônico para sanar dúvidas das famílias, gestores e professores;
Disponibilizar informativos para famílias sobre os cuidados, prevenção e controle para enfrentamento do coronavírus;
Disponibilizar um espaço online, de apoio aos professores da Rede Municipal de Ensino, contendo cursos e materiais acadêmicos;

Essas são apenas algumas estratégias que poderiam ter sido utilizadas para minimizar os impactos da pandemia na rede de ensino municipal de Rio Branco. Infelizmente, não temos como prever os efeitos da suspensão temporária das aulas.

Afinal, a educação pode esperar?